facebooktwitter2FlickrYouTube

Português (Brasil)English (United Kingdom)Español(Spanish Formal International)
Oficina Introdução ao Taanteatro - VAGAS ESGOTADAS

TANTEATRO1 e_2O termo taanteatro é um neologismo que significa teatro coreográfico de tensões. Além de dar o nome à Taanteatro Companhia, designa uma abordagem teórico-prático-criativa desenvolvido pela coreógrafa e diretora Maura Baiocchi que se desdobra em três campos de investigação:

1. Análise do corpo e do acontecimento cênico.

2. Treinamento e formação de atores e dançarinos.

3. Criação teatro-coreográfica.

O taanteatro investiga a comunicação cênica como processo dinâmico e energético a partir do princípio tensão. Visa o desenvolvimento das capacidades comunicativas do ator através de metodologia específica que possibilita a geração de procedimentos e parâmetros para a criação, encenação e análise do espetáculo. Parte do pressuposto que a qualidade e a eficácia do potencial comunicativo do performer estão ligadas à capacidade de estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do corpo), inter (entre corpos de qualquer natureza) e infra-corporais (campo sócio-político-cultural). Interdisciplinar, plurimedial e transcultural, identifica-se com a vertente do teatro pós-dramático, em que a realidade intensiva do corpo ganha função central.

A oficina introduz os participantes às práticas corporais: Mandala de energia corporal; Esforço, Caminhada e aos conceitos: Tensão; Ent(r)e; Pentamusculatura.

SOBRE MAURA BAIOCCHI E WOLFGANG PANNEK

Maura Baiocchi é encenadora, coreógrafa e performer. Criadora da abordagem taanteatro e diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Autora de mais de cinquenta espetáculos, apresentados no Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Japão e Moçambique. Iniciou sua carreira em Brasília, chegando a lecionar na Universidade de Brasília e na Faculdade Dulcina. Estudou com Kazuo Ohno e Min Tanaka nos anos 80 e foi pioneira da dança butoh no Brasil. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Idealizadora, curadora e diretora de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa. Colaborou com José Celso em Os Sertões como coreógrafa e atriz. Autora dos livros Butoh Dança Veredas D'Alma e Taanteatro: teatro coreográfico de tensões.

Wolfgang Pannek é diretor, performer e produtor. Codiretor da Taanteatro Companhia desde 1994. Tradutor de textos teatrais de Bernhard, Tabori, Müller e Artaud. Diretor de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, idealizador e diretor de produção de Artaud 100 Anos, coordenador do intercâmbio cultural Matola-Brasil e organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Atuou como coreógrafo e ator em Os Sertões, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. É coautor do livro Taanteatro: teatro coreográfico de tensões. Atualmente está concluindo o magister artium em filosofia, psicologia e letras na Universidade de Hagen.

INFORMAÇÕES:

Quem pode participar: dançarinos, atores, performers.

Quando: de 24 a 26 de abril, das 09 às 12h.

Local: Teatro Vila Velha, Sala João Augusto.

Observações: inscrições gratuitas até o dia 20 de abril ou enquanto houverem vagas disponíveis.


VAGAS ESGOTADAS

 

// More workshops