facebooktwitter2FlickrYouTube

Português (Brasil)English (United Kingdom)Español(Spanish Formal International)
Aniversário com hip hop

site specific_siteO alemão Storm realiza uma performance-instalação com artistas brasileiros, sábado, dia 21, em comemoração aos 50 anos do Goethe-Institut na Bahia

Renomado artista de hip hop, o alemão Storm chegou a Salvador acompanhado pela esposa e filho,  disposto a aproveitar ao máximo a sua estadia na Bahia. Ele permanece na cidade por cerca de duas semanas, para realizar uma série de atividades da programação do VIVADANÇA Festival Internacional - que  culmina com uma performance-instalação, realizada com 12 dançarinos brasileiros, sábado, dia 21, a partir das 17h, no casarão onde funciona da sede do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, com entrada franca.

A obra, um site specific, acontece no âmbito dos 50 anos do Goethe-Institut na Bahia. Exatamente por isso, foi pensada para ilustrar o intercâmbio e a integração cultural entre a Alemanha e a Bahia, promovidos pelo instituto há meio século. A atualidade desse história está na opçao da linguagem artística, o hip hop. O trabalho "é uma simbiose entre a arquitetura, o ambienteb e a dança", como define Storm. Trata-se de uma instalação na qual os elementos artísticos dialogam com o meio onde a obra é elaborada, relacionando-se com o conceito de arte ambiente. É uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço, incorporando-o à obra ou transformando-o, de modo permanente ou temporário.

A primeira tarefa do dançarino e coreógrafo foi realizar uma audição de dança para selecionar o grupo que participaria da criação do site specific, sob a sua coordenação. A ideia inicial era escolher nove artistas, mas, após conhecer melhor o espaço onde será feita a instalação e ter contato com os candidatos, Storm selecuionou 12 dançarinos. Entre eles, inclusive, a dupla de b.boys da Paraíba que ficou em segundo lugar na Batalha de Break da Mostra Hip Hop em Movimento. Surpreso com a qualidade dos candidatos, ele disse que o fator que mais pesou na escolha foi a personalidade de cada um deles.

"Todos são bons dançarinos! Você faz uma audição e percebe que todos entendem o verdadeiro significado da dança", declarou ao final da atividade. Bem-humorado e arriscando o português, ele conversou com os participantes e brincou dizendo que gostaria de ser convidado para um churrasco. A preparação dos dançarinos selecionados para o site specific é conduzida pelo próprio Storm durante a oficina de intercâmbio e criações artísticas, que acontece diariamente. É desse "convívio" que vai resultar a montagem a ser apresenta unicamente neste sábado.