facebooktwitter2FlickrYouTube

Português (Brasil)English (United Kingdom)Español(Spanish Formal International)
Conexões de Inaicyra

foto InaicyraDançarina, cantora lírica e pesquisadora das tradições afro-brasileiras, Inaicyra Falcão participa da mesa-redonda Dança Africana: Em Busca de Novas Conexões, que acontece 27 de abril (sexta-feira), às 18h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, com entrada franca. Ela divide a mesa como o coreógrafo e dançarino Jose Chalons, da Martinica, que investiga possibilidades de intercâmbio entre as manifestações de matriz africana e outras formas de expressão artística.

Na oportunidade, Inaicyra também lança o livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade, da qual é coorganizadora. O livro reúne artigos de pesquisadores do campo de estudo das artes da cena vinculados a diferentes instituições de ensino superior no Brasil e que utilizam a proposta Corpo e Ancestralidade, criada pela professora doutora Inaicyra Falcão dos Santos, baiana radicada em São Paulo, filha de Mestre Didi e neta de Mãe Senhora.

Professora do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Inaicyra é graduada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi intérprete em várias companhias de dança e teatro entre elas: Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, Ballet Brasil Tropical, Theatre D'Ennah em Paris e a Companhia Intercultural Peter Badejo em Londres. Realizou estudos e pesquisas nas Universidades de Ifé, Ibadan na Nigéria, e no Laban Centre for Movement and Dance na Inglaterra. Entre suas publicações, estão o CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Ioruba e o livro Corpo e Ancestralidade: Uma Proposta Pluricultural de Dança, Arte e Educação.